O termo bruxismo vem do grego “brýkhmós”, que significa “ranger dos dentes”. É um hábito de ranger ou apertar os dentes, na maioria das vezes durante o sono, mas também pode ocorrer durante o dia. Na verdade o ranger dos dentes é durante o sono e o ato de apertá-los ocorre durante o dia. Os pacientes perdem os parâmetros e só conseguem perceber que tem bruxismo, se prestarem atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito geralmente depois que surgem algumas complicações. O bruxismo é associado ao estresse emocional e físico. Pode atingir qualquer pessoa, mas é mais frequente entre os 15 e 35 anos, e é também mais frequente entre as mulheres. Pode causar desgaste nos dentes, dores de cabeça, perda óssea na mandíbula, distúrbios da articulação temporomandibular (localizada no osso dos músculos da mastigação), alinhamento incorreto dos dentes, fechamento inadequado da boca, dor na musculatura mastigatória e perda óssea na mandíbula. O esmalte do dente é o primeiro a receber danos do bruxismo, causando o desgaste anormal dos dentes, podendo chegar até a gengiva, causando dor.

Desgaste dos Dentes devido ao Bruxismo

Sintomas

As dores de cabeça são mais comuns para quem tem bruxismo. Elas aparecem devido à contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo até atingir rosto, pescoço e ombros. O pior é pela manhã (se a contração predominar durante a noite), ou á tarde (se predominar durante o dia). Para ajudar a aliviar a dor, aplicar gelo ou calor úmido para músculos da mandíbula, evitar comer alimentos rígidos como bife, nozes e beber bastante água.

Tratamento

Para começar um tratamento, é preciso reconhecer o problema. O dentista é o primeiro recurso. Ele pede um “check up” da boca e com aparelhos elimina desgastes dos dentes que impedem uma mordida perfeita. Outro método que também pode ser utilizado é o uso de moldes de acrílico que encaixam na arcada dental. Mas não é o bastante. O importante é diminuir a tensão psicológica. Isto pode ser feito através do esporte, como ioga e exercícios de relaxamento. Se os distúrbios são a depressão e a ansiedade, devem ser aliviados com psicoterapia e medicados se necessário. Um fisioterapeuta deve acompanhar o tratamento também.

Placa protetora contra o bruxismo

Vídeo sobre Bruxismo